Desvendando o nome das obras de concerto – parte II

parte com pena

No post passado, começamos a interpretar tudo o que está escrito por trás do nome de uma música, partindo como exemplo da Sinfonia nº9 em Ré menor, op.125, de Beethoven. Faltou explicar o que era ré menor. Dizer que ré menor é a tonalidade da Sinfonia ainda não é suficiente se você, assim como muitos, não sabe ao certo o que é tonalidade, não é mesmo?

 

Atualmente, quer dizer, desde o século 17, que a música ocidental se baseia majoritariamente em dois modos: o menor e o maior. Estes modos tem sua raiz na música modal praticada na época do Renascimento e que, por sua vez, foi inspirada na Grécia Antiga, assim como toda a base do pensamento renascentista em todas as áreas da ciência e das artes. De forma bem simplista (pois não sou especialista em música antiga), os modos gregos, ou eclesiásticos, são: jônio, dórico, frígio, lídio, mixolídio, eólio e lócrio. Com o tempo, e por questões de afinação e ampliação das possibilidades dos instrumentos, dois modos acabaram prevalecendo sobre os demais, o jônio, que origina o modo maior, e o eólio, que origina o menor.

 

Dizer que uma música está em uma tonalidade, no nosso caso em ré menor, não significa que ela vá do início ao fim no mesmo tom, ainda mais quando se trata de uma música tão grande como a sinfonia do nosso exemplo. A música costuma sorgan-pipes-1426590-se relacionar com outros tons que não o principal. Quando estes tons são parecidos, são chamados de tons vizinhos, quando são muito diferentes, recebem o nome de tons afastados. Há ainda o tom homônino, que são aqueles que tem o mesmo nome e só muda o modo. É o caso de ré maior e ré menor, sol maior e sol menor, do maior e do menor e assim por diante.

 

Já sinfonia é um estilo musical que surgiu no período barroco e se consolidou a partir do período clássico da música. Geralmente é constituída por 4 movimentos nos seguintes andamentos: o primeiro rápido, o segundo lento, o terceiro em tempo de minueto ou scherzo e o quarto rápido.

Ficou alguma dúvida? Quer aprofundar um tema ou tem uma sugestão? Escreva nos comentários que ele pode ser matéria do próximo post.

Anúncios

Comentários

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s