Você sabe como se constitui a orquestra?

Acostumado ou não a frequentar concertos, você já deve ter escutado e  visto muita música tocada por orquestra, nem que seja pela televisão. Mas, como ela é constituída?

violins-1390358-sA orquestra é dividida por grupos de instrumentos iguais ou que possuem afinidade entre si chamados de naipes ou seções. Historicamente, a primeira seção da orquestra é a de cordas. São os instrumentos que ficam mais próximos tanto do maestro quanto do público e se dividem em outros naipes que, geralmente, localizam-se da esquerda para a direita na seguinte ordem: primeiros violinos, segundos violinos, violas, violoncelos e contrabaixos. Normalmente, os instrumentistas de cordas sentam-se em duplas e dividem a mesma estante, ou seja, leem a mesma parte. Neste ponto é preciso fazer uma observação importante: um músico na orquestra ou em um outro conjunto qualquer não lê uma partitura, mas sim, uma parte. Partitura é a música completa, isto é, a junção de todas as partes, e, na orquestra, o único que a recebe e é responsável por estudar todas as partes é o maestro. Ele não estuda diretamente em cada instrumento, mas deve ser capaz de imaginar cada som escrito para cada instrumento, identificar e orientar a performance do instrumentista durante os ensaios. Porém, é claro que um músico estudioso e dedicado também pode ter acesso a partitura da música, uma vez que ela não é um segredo inviolável restrito somente aos maestros…

Ah, sim, mas voltando aos naipes das orquestras, ainda temos os sopros, que se dividem em madeiras e metais, e a percussão, naipe que tenho evidente predileção.

Nos próximos posts, comentarei mais sobre os instrumentos da orquestra. Por hora, deixo vocês com o Bolero, de Maurice Ravel, uma verdadeira aula de orquestração. Com um motivo simples, iniciado pela caixa, Ravel passa por todos os naipes da orquestra e vai de um pianíssimo no qual sentimos a orquestra lá longe que vai se aproximando, crescendo e agregando outros instrumentos até o clímax final em que toda a orquestra toca junto. Escolhi este vídeo tanto por causa da belíssima interpretação da orquestra como pelo vídeo em si que é muito bem editado pois foca cada instrumento na hora de seu respectivo solo, o que contribui para conhecermos ainda mais os instrumentos da orquestra.

Anúncios

Comentários

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s