Os sopros da orquestra

No post publicado noorquestra último domingo (27/08) comecei a falar um pouco sobre a constituição da orquestra e do agrupamento dos instrumentos em famílias ou naipes. Hoje, o tema será o naipe de sopros que, por sua vez, é divido entre madeiras e metais.

madeiras

A família das madeiras

As madeiras costumam se localizar em frente ao maestro, atrás das cordas, constituindo, assim, as duas primeiras fileiras de instrumentos de sopro da orquestra. Em uma orquestra clássica padrão, encontramos, da esquerda para a direita, duas flautas e dois oboés, na primeira fila, e, logo atrás, na segunda fila, duas clarinetas e dois fagotes. Estes instrumentos são classificados como constituintes do naipe de madeiras por serem feitos deste material. Mas você pode perguntar: mas a flauta não é feita de metal? Sim, mas, ainda que a flauta seja fabricada em metal, historicamente, as primeiras flautas foram feitas de madeira. Em orquestras mais numerosas, outros instrumentos também podem se agrupar às madeiras, como o flautim, o clarone e a requinta, o corne-inglês e o contra-fagote, além dos saxofones, utilizados a partir do século XX.

brass_section

A família dos metais

Atrás das madeiras, encontramos os instrumentos de metal, os quais, além de serem feitos de metal, possuem um bocal, também de metal, no qual o instrumentista sopra para produzir o som. Diferente do que ocorre com as madeiras as quais, com exceção das flautas, necessitam de uma palheta, feita de palha, que é acoplada à boquilha do instrumento, para que o músico possa soprar e produzir o som. Os instrumentos de metal em uma orquestra, especialmente a partir do período romântico, costumam ser quatro trompas, dois trompetes, três trombones e uma tuba.

Seguiremos no próximo domingo com o naipe de percussão, o qual, sem dúvida, apresenta a maior variedade de timbres de toda a orquestra.

 

Anúncios

Comentários

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s