Música programática – segunda parte – no Caderno de Música.

Vou escrever novamente para quem não sabe: Caderno de Música é um programa de rádio que vai ao ar todo sábado às 11:30h da manhã pela MEC FM em 98,9. Além disso, você também musicapode ouvir a rádio em tempo real pela internet em http://radios.ebc.com.br/mecfmrio.

No próximo Caderno de Música, ouviremos a segunda parte do programa sobre música programática. O tema será a abertura de concerto e a música incidental. Muitos compositores famosos escreveram aberturas de concerto memoráveis, tais como Tchaikovsky, com Abertura 1812, e Mendelssohn, que escreveu a abertura Gruta de Fingal. Aqui, sugiro este vídeo com a Abertura Carnaval, de Dvoràk.

A música incidental é aquela que está ali nos filmes e peças. Podemos, aparentemente, nem notá-la, mas imagina um filme, por exemplo, sem música, sem trilha sonora. Só assim, muitas vezes, nos damos conta da importância da música na sétima arte. Um grande compositor de trilhas é John Williams. Aqui, deixo vocês com a sugestão deste medley de obras de Williams em arranjo para banda sinfônica.

Anúncios

Comentários

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s