Senhoras e senhores, ele, o metrônomo!

2014-07-10 18.11.21Com o objetivo indicar a velocidade da música de forma mais precisa, em 1816 o alemão Johann Nepomuk Maezel lança um novo invento: o metrônomo. Com um mecanismo semelhante ao do relógio, esta máquina marca a velocidade da música de uma maneira jamais vista anteriormente. Enquanto que no relógio a marcação é fixa em 60 batidas por minuto, ou seja, o que corresponde aos segundos, o metrônomo marca exatamente quantas batidas por minuto o instrumentista irá tomar como base ao executar uma música. Quanto mais batidas por minuto, mais rápida tende a ser a música e, quanto menos batidas, mais devagar ela tende a ser. 2014-07-10 18.18.17Fazendo um paralelo entre os termos em italiano para indicar os andamentos e as marcações metronômicas, chegamos a relações como: 60 batimentos por minuto correspondem a um andamento adagio, 80 a 90 batimentos a um andante e de 120 a 160 um andamento allegro. Com isso, muitos compositores passaram a fazer uso, além dos termos italianos, das indicações da velocidade do metrônomo para melhor especificar o andamento de suas composições, sendo o mestre Beethoven um dos primeiros compositores a escrever a indicação metronômica em suas partituras.

O metrônomo utilizado quase que exclusivamente como referencial e ferramenta de estudo para músicos, adquire status de instrumento musical no Poema Sinfônico para 100 metrônomos, de Gyorgy Ligeti, composto em 1962. Nesta peça, uma centena de metrônomos é acionada ao mesmo tempo, mas cada um com uma velocidade diferente.

Como os metrônomos utilizados são mecânicos e de corda, ao passar do tempo um a um para de funcionar até restar um último metrônomo batendo. A música termina quando todos os metrônomos param de funcionar. Veja:

Anúncios

Comentários

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s